por Marcela Munhoz, para o Diário do Grande ABC.
Você sempre admirou o irmão ou o primo que conhece vários países? Fica com vontade de pegar o primeiro avião quando vê alguma reportagem sobre as atrações gringas? Ama inglês e espanhol, e gostaria de treinar na prática? Esses são grandes indícios de que você é bom candidato para um intercâmbio. E quer saber do que mais? Já é hora de pensar seriamente nisso!
Thayná Reis Dicalho, 15 anos, de São Bernardo, sonha com o dia em que passará uma temporada nos Estados Unidos ou Canadá. "Acho que vou conseguir assim que terminar o terceiro ano. Quero muito viver essa experiência, deve ser incrível." A garota sabe que é um alto investimento, mas vale a pena. "Além de voltar falando inglês, vou aprender a me virar sozinha. Estou pesquisando as melhores opções."
Dos 13 aos 15 anos recomenda-se fazer um curso de idiomas de até um mês, em geral, nas férias de janeiro ou julho, com uma guia que acompanha o grupo; a partir dos 15, a opção é o High School (que corresponde ao Ensino Médio daqui), com duração de, no mínimo, seis meses, e hospedagem em colégio ou casa de família; tem também os que incluem no pacote um emprego de babá, o Au Pair.
Independentemente do programa escolhido, o objetivo final é o mesmo: aprender outro idioma e viver uma experiência inesquecível.
BOAS NOTAS - "Os pais e os adolescentes precisam conversar bastante e com calma para decidir qual o melhor programa. O intercâmbio só traz coisas boas, mas é preciso se adequar às regras da casa onde vai se hospedar e à cultura do país. É uma boa oportunidade para crescer e amadurecer", explica Eduardo Grigo, gerente da Central de Intercâmbio de Santo André.
Segundo ele, todos os adolescentes que têm vontade podem viajar, as únicas exigências são boas notas e não ter repetido nenhum ano, além de ter nível de inglês ou espanhol intermediário. "A grande dica é aproveitar para estudar bastante e, claro, conhecer gente nova e se divertir muito também."
Amigos de vários países - Renan Bruno Lanza, 16 anos, de São Bernardo, ficou as últimas férias em San Pittsburgh, nos Estados Unidos. Ele foi com mais nove estudantes e se hospedou em uma faculdade. "Adorei a viagem. Além do inglês, fiz grandes amigos. Sei que, se precisar, posso ficar na casa deles na Rússia, Itália, França, Japão, Venezuela e República Dominicana", conta.
O garoto estranhou a comida, mas se deu bem na língua. "Nos dois primeiros dias fiquei travado, mas depois comecei a pensar em inglês. Fiz até um curso de gírias." Para ele, o mais legal do programa foi a liberdade de poder fazer o que queria. "Tinham algumas regras, como arrumar o quarto, mas podia jogar bola e passear a hora que tinha vontade", diz o menino, que pretende ficar um ano na Alemanha.
Do que Renan mais sentiu saudades? Da família. "Apesar da falta, tentei evitar contato. Era o momento de saber se podia me virar sozinho, e consegui." A professora de inglês, Cristina Lanza, 44, sempre apoiou o intercâmbio do filho. "Vale a pena investir, o retorno é certo. Mas é preciso procurar uma boa agência que dê o suporte necessário. Além disso, hoje a tecnologia conta a favor. É só ligar o Skype para ver se o filho está bem de verdade."
Confira algumas dicas:
- Antes de viajar, saiba que é preciso se adaptar aos costumes da cidade e do país. Por isso, procure tudo sobre o lugar para onde vai pela internet.
- Se for ficar na casa de uma família, a própria agência já facilita o contato entre os seus pais e os novos ‘pais''. Pergunte o que precisar, inclusive, se tem internet e se pode usar o telefone.
- Para economizar, faça a carteira de estudante internacional. Ela dá descontos em cinemas, alimentação, museus e parques.
- Leve um dicionário para os primeiros dias. Depois, pratique a língua sem medo de errar. Só assim você aprende.
- Entre em comunidades da internet sobre intercâmbio e pergunte tudo para quem foi. Peça dicas.
...
O final do ano está chegando, corra e matrícule-se já em um dos programas de intercâmbio da UKBrasil.
Entre em contato, confira os destinos, cursos e facilidades!
Até a próxima.
Laura Forrer Garcia
UKBrasil - Curitiba
Cel.: + 55 41 9800-5600
e-mail/msn: ukcuritiba@ukbrasil.com - skype: ukcuritiba
UKBrasil - São Paulo
Tel.: + 55 11 3034-1489
e-mail: ukbrasil@ukbrasil.com - skype: ukbrasil.com