por Érika dos Anjos, Jornal do Brasil.
Cada vez mais pessoas investem em viagens ao exterior para estudar ou trabalhar a fim de aumentar a experiência e a vivência para que ao retornar ao Brasil encontre mais oportunidades. E é praticamente unanimidade entre empresários e empreendedores a riqueza que este tipo de viagem pode trazer para os executivos e funcionários.
Segundo Luiz Rocha, consultor da Dinsmore Associates quem possui uma experiência consistente no exterior está a frente em um processo seletivo, pois ainda há muito que aprender no exterior.
– No meio profissional, você vê um mundo completamente diferente. Apesar do brasileiro não deixar nada a dever quanto à capacidade, os estrangeiros usam mais a a imagem e se vendem bem melhor do que nós. Nos Estados Unidos, por exemplo, a imagem vale tanto quanto a competência – avalia Rocha, que o período mais difícil para quem volta ao país são os três primeiros meses. – A adaptação acaba se tornando um pouco complicada, mas com o tempo percebe-se que vale muito a pena essa experiência. Você começa a ter um aprendizado diferente, aumenta o nível de qualidade, conhece novas maneiras de negociar, tudo isso que vai beneficiar a atuação dele no mercado brasileiro. E essa avaliação vale tanto para o empreendedor quanto para o funcionário.
Já Ana Paula Castro, gerente da EF Cursos no Exterior do Rio, acredita que o intercâmbio ajuda o profissional a desenvolver, principalmente, a capacidade de resolver problemas e se ver diante de situações novas sozinho.
– O profissional de hoje tem que estar pronto para realizar múltiplas tarefas, ser de fácil adaptação e ter uma visão global. Os responsáveis de RH de algumas grandes empresas declaram também que não basta dominar o idioma inglês ou ainda um terceiro idioma e, sim, conhecer cultura o suficiente para lidar com fornecedores/clientes internacionais.
...
Até breve.
Laura Forrer Garcia
UKBrasil - Curitiba
Cel.: + 55 41 9800-5600
e-mail/msn: ukcuritiba@ukbrasil.com - skype: ukcuritiba
UKBrasil - São Paulo
Tel.: + 55 11 3034-1489
e-mail: ukbrasil@ukbrasil.com - skype: ukbrasil.com
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário