terça-feira, 20 de outubro de 2009

Adolescentes no intercâmbio.

por Larissa Alvarez para o site Vila Filhos

Morar por um tempo no exterior, conhecer novas culturas, novas línguas.
Fazer o intercâmbio é o sonho de muita gente, especialmente os adolescentes que estão sempre em busca de novidades e de liberdade. Os pais querem oferecer aos filhos essa possibilidade, mas uma viagem como essa traz milhares de preocupações.

A estudante Beatriz Roma, de 17 anos, está no Canadá há cerca de dois meses, estudando inglês. Ela conta que sempre teve o sonho de estudar fora e também estava em busca de desafios. Mesmo com tanta vontade, o apoio dos pais foi muito importante para Beatriz. “Meus pais sempre apoiaram muito as minhas decisões, e eu acho que foi por isso que eu vim tão segura. A saudade sempre aperta, tem dias que você tem vontade de desistir, mas eles sempre me apóiam muito, o que me faz aguentar firme. Eu tenho muitas saudades deles e eles de mim, mas eles estão felizes com a minha felicidade aqui.”

A mãe de Beatriz, a professora Marli Roma confirma o apoio e conta que a ida da filha foi uma decisão muito pensada e discutida entre as duas e o pai. “A vontade de ir partiu dela, quando estava no segundo colegial, e como achamos melhor que ela terminasse o colégio primeiro, tivemos um ano para amadurecer a idéia, pesquisar e pesar os prós e contras e depois desse tempo. Como a Beatriz estava certa que queria viver essa nova experiência, achamos que era o momento de apoiá-la."

O psicólogo Anderson Xavier, que em seu site realiza atendimentos on-line a vários brasileiros que moram fora, explica que quem sai do país normalmente sofre porque sente falta de afeto dos mais próximos, especialmente da família que é a primeira lembrança que a pessoa tem nesse sentido.

Para a professora, a experiência e a distância já estão valendo a pena, pois os frutos já começaram a ser colhidos. Ela conta que a filha já tem demonstrado estar muito mais independente e responsável com os estudos , além da certeza que a experiência será muito importante para a vida profissional de Beatriz.




Beatriz com amigos do curso de inglês que faz no Canadá e conhecendo o País.

...

Até breve!


Laura Forrer Garcia
UKBrasil - Curitiba
Cel.: + 55 41 9800-5600
e-mail/msn: ukcuritiba@ukbrasil.com - skype: ukcuritiba

UKBrasil - São Paulo
Tel.: + 55 11 3034-1489
e-mail: ukbrasil@ukbrasil.com - skype: ukbrasil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário